Museu da Natureza no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí |
O visitante poderá percorrer 12 salas que conterão informações sobre o surgimento do do Sistema Solar e de fases da pré-história. Todos os setores possuem interatividade para os visitantes.
O museu usa tecnologia de ponta com imagens em 3 D simulador de asa delta na Serra da Capivara, dentre outras tecnologias. São 1700 m² de uma exposição permanente e 700m² de exposição rotatória. A nova atração será aberta ao público a partir de amanhã (19). Com a ajuda de fósseis e simuladores de realidade virtual o espaço vai mostrar a história da formação geológica da região com chapadas e sítios arqueológicos. As salas estão divididas em "Início da Matéria", "Tectônica de Placas", "Água", "Suco de Dinossauros", "Gelo Infinito", "A Primeira Transformação", "Desfile Animal", "Animais Pintados", "Caatinga", "Voo Livre", "Animais Noturnos" e "A Próxima Mudança".
Museu da Natureza, na Serra da Capivara, Piauí |
“O Museu da Natureza vai contar ao visitante toda a história da região. Eles vão ver os fósseis marinhos que nós temos e irão entender sobre o movimento tectônico que levantou a serra e jogou o mar para o Ceará”, explica a diretora da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), a arqueóloga Niède Guidon.
Museu da Natureza, na Serra da Capivara, Piauí |
Museu da Natureza, na Serra da Capivara, Piauí |
"Vai ver ainda a vegetação, a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, toda a fauna que tinha, animais gigantescos que havia lá, a preguiça gigante, o tatu gigante. E depois há cerca de 10 mil anos, quando há a mudança climática, começa o período mais seco e a caatinga toma conta da região", completa a pesquisadora.
O governador Wellington Dias participou da inauguração do Museu da Natureza |
O horário de visitação será das 13h às 19h todos os dias, exceto às terças-feiras. A entrada inteira custará R$ 30 e a meia R$ 15.