O complexo de energia solar será construído nos municípios de Luís Correia e Bom Principio, localizados na microrregião do litoral piauiense.
“Recebemos investidores da empresa Quinta Solar Energia e eles fizeram uma apresentação sobre um importante projeto para o litoral piauiense. São Usinas Fotovoltáicas de Energia Solar, nos municípios de Luís Correia e Bom Principio. É um grande investimento que trará um ótimo retorno para o nosso Estado e aqui tivemos acesso ao projeto ambiental e o cronograma que já estão prontos e foram apresentados”, disse o governador.
Quinta Solar Energia apresenta projeto de complexo solar no litoral |
O projeto contará com 22 usinas com capacidade de geração de 50 MegaWhats de energia limpa cada uma, totalizando 1.1 GigaWhats de potência, energia suficiente para abastecer 1 milhão e 600 mil residências. Serão investidos R$ 4,4 bilhões num período de 24 meses.
A Quinta Solar Energia prevê que as obras da primeira parte do complexo devem começar em 2024, a segunda em 2025 e em 2026 o complexo deve começar a operar. O complexo será construído em uma área de 2.735 hectares. A implantação do complexo solar deve gerar mais de 2.000 empregos diretos e indiretos.
Quinta Solar Energia apresenta projeto de complexo solar no litoral |
De acordo com Diogo Amatto, diretor jurídico da Quinta Solar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidricos do Piauí (Semar), já liberou a licença prévia para que outras autorizações do empreendimento possam seguir seu curso. “Ainda estamos aguardando autorizações da Aneel e ONS. No ano que vem vamos negociar os contratos de construção, são grandes empresas que virão construir esse complexo e são elas que na prática irão empregar. Pretendemos fazer capacitação para facilitar a entrada de piauienses nesse projeto”, explicou.