sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Empresa quer construir complexo eólico de R$ 10 bilhões na Serra Vermelha, no Sul do Piauí

O Piauí receberá um novo complexo eólico, desta vez, na região da Chapada do Gurguéia, região da Serra Vermelha, no sul do estado. O projeto foi apresentado ao governador Wellington Dias nesta quinta-feira (23), no Palácio de Karnak, pelos representantes do Complexo e da empresa Vilco Engenharia e Consultoria Eólica, que atua há sete anos no mercado na área de energias renováveis.

Área da Serra Vermelha, no sul do Piauí, empresa quer implantar complexo eólico na região

O projeto de implantação do Complexo Eólico da Chapada do Gurguéia está em fase de estudos de pré viabilidade. A expectativa é de que seja construído um grande parque eólico com mais de 500 geradores e potência de 1.2 a 1.7 GW. Em dentro de 4 ou 5 anos o projeto estará desenvolvido e apto para vender energia nos leilões.

O diretor da Vilco, Sérgio Augusto, chama a atenção para a questão ambiental. “O Complexo será na Serra Vermelha, localizada em uma região limite do Parque Nacional da Serra das Confusões, no entanto, a eólica é uma estrutura que traz benefícios para a sociedade e tem menor impacto ambiental. O Parque não será, de forma alguma, prejudicado”, esclareceu.

Para o diretor do Complexo Eólico, Alessandro Fernandes, a autorização e apoio do governo é essencial para a implantação do projeto. “Precisaremos, sobretudo, de suporte na parte ambiental e melhorias na infraestrutura, nas estradas da região, que é de difícil acesso. É necessário que tenhamos condições de acesso por via terrestre para que seja possível o transporte de equipamentos”, pontou.

A estimativa de investimentos é de R$ 10 bilhões. “O incentivo nessa área de energia limpa é uma prioridade do governo. Aqui pedi que seja feito um bom projeto de viabilidade técnica, econômica, ambiental e social. Que seja apresentado um cronograma, no qual esclareça o papel do estado no licenciamento, nos incentivos fiscais, na área da regularização fundiária e no acompanhamento de empréstimos, para que a parte do governo possa ser cumprida com segurança”, destacou Wellington Dias.

O governador W.Dias participou de reunião com representantes da Vilco, empresa que está realizando os estudos de viabilidade do complexo eólico da Serra Vermelha / Imagem: Divulgação

Com o Complexo, cerca de 22 mil empregos diretos e indiretos serão gerados. “Haverá geração de emprego e renda tanto no processo de implantação, quanto após a construção do Complexo. Portanto, temos que trabalhar com antecedência a qualificação profissional na região para que os moradores possam atuar no projeto. Gerar emprego também é prioridade do governo”, concluiu o governador.

Além do novo parque em estudo o Piauí já tem parques e complexos eólicos instalados, em construção ou em expansão no litoral e na Serra do Araripe, outra área de energia que vem ganhando força é a  solar, com a instalação de uma usina em São João e outra em Ribeira do Piauí, todos investimentos bilionários de empresas nacionais e internacionais.

Serra Vermelha

A Serra Vermelha é uma área rica em biodiversidade, composta por áreas preservadas de vegetação de caatinga, cerrado e Mata Atlântica. A serra é um imenso chapadão que faz parte da mesma cadeia montanhosa da Serra da Capivara e Serra das Confusões. Por seu grande valor ambiental e por ainda não ter sido explorada, a área tem sido foco de disputas entre ambientalistas e madeireiras.

Desmatamento feito pela JB Carbon na área da Serra da Vermelha,
agora a região poderá receber um complexo eólico

Em 2007, após ser noticiado nacionalmente que a empresa JB Carbon estava desmatando a área para a produção de carvão para abastecer industrias do sudeste, foi apresentado projeto para a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha, no entanto o projeto ainda não saiu do papel, pois o governo do estado não concordou com a criação do parque. Em 2011 a empresa JB Carbon acabou sendo proibida pela justiça de continuar com o desmatamento. Em 2016 a justiça federal mandou que o ICMBio incorporasse o lugar ao Parque da Serra das Confusões.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

<<<==================================================>>>
Leia também:

A arte macabra de fotografar mortos no século 19

Fordlândia, a cidade perdida que Henry Ford construiu no meio da Amazônia

O trágico acidente automobilístico que matou 50 pessoas no Piauí em 1985 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...