Ampliação do hospital de Parnaíba
Projeto de reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde de Parnaíba |
Em junho de 2017 o secretário de saúde Florentino Neto apresentou o projeto de reforma e ampliação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA) de Parnaíba, no projeto o novo HEDA irá dobrar a capacidade de atendimento, que atualmente conta com 120 leitos, entre comuns e de terapia intensiva. A nova estrutura terá 240 leitos, sendo que 30 serão destinados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entre adulto e neonatal.
Além disso o hospital terá seis salas de cirurgia, cinco salas de obstetrícia e uma nova ambiência na urgência e emergência.
Ampliação do hospital de Floriano
Já para a cidade de Floriano, no sul do estado, o então secretário de saúde Francisco Costa apresentou em maio de 2017 um projeto semelhante ao de Parnaíba. Deverá ser feita a reforma e ampliação do Hospital Tibério Nunes, o novo prédio terá área três vezes maior que o atual.
Os leitos de internação serão ampliados para 206, além de 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral, 10 leitos de UTI Neonatal e 10 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco). Ainda contará com cinco salas de cirurgia e três de obstetrícia.
Nova maternidade de Teresina
Outra obra apresentada pelo governo do Piauí já há alguns anos é a nova maternidade de Teresina. A nova maternidade irá dobrar a capacidade de atendimento em unidade de tratamento intensivo. Somente em UTI adulta, serão 20 unidades, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê. Serão 105 leitos para tratamento intensivo.
Projeto da nova maternidade de Teresina |
Em maio de 2017 chegou a ser assinado contrato com uma empresa para a execução da obra no valor de quase R$ 84 milhões, a obra deveria começar ainda no mês de maio e a previsão era de que a obra fosse concluída em 24 meses, mas até hoje a obra não foi iniciada.
Maquete do projeto do novo hospital de Picos |
No entanto não há muito porque se entusiasmar com esses projetos avançados se formos levar em consideração exemplos do governo na execução de obras semelhantes, isso porque o difícil vai ser concluir as obras.
As obras do novo hospital de Picos se arrastam desde 2010 |
Uma obra semelhante aos projetos apresentados já se arrasta a quase dez anos, o novo hospital de Picos, no sudeste do Piauí, teve suas obras iniciadas em 2010 e desde então ficou paralisada por anos por causa de denúncias de irregularidades na execução da obra.
Estruturas nas obras do novo hospital de Picos |
Quando concluído o novo hospital de Picos teria 260 leitos de enfermaria, 24 leitos de UTI adulto, central de processamento de resíduos, auditório com 150 lugares, refeitório e biblioteca. O hospital funcionaria também como hospital escola para os alunos de medicina da UFPI de Picos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário